Ficha de inspeção

processos de inspeção implementados em suas rotinas. Por se tratar de uma atividade altamente personalizável, é possível utilizá-la em vários departamentos e tipos de negócio. 

As vistorias são fundamentais para manter a qualidade nos serviços e a segurança na produção. Certamente, isso reduz erros, enganos, riscos e, até mesmo, previne acidentes de trabalho. 

O que é inspeção?

Inspeção é um tipo de checagem que elenca itens para verificação, a fim de identificar se as condições exigidas para determinada tarefa estão em conformidade. 
trata-se de uma ação que está diretamente relacionada com implementação e a padronização de processos. Inspeção é muito importante para garantir todas as partes de um processo, equipamento ou ambiente esteja em conformidade. E, principalmente, de acordo com as normas de segurança e qualidade.

Como fazer inspeções?

Para fazer uma inspeção, é importante definir alguns critérios:

•O que será inspecionado? Processos, ambientes, equipamentos, pessoas etc;
•Qual a periodicidade? Diária, semanal, quinzenal, mensal etc;
•Qual é o objetivo? Segurança, qualidade, manutenção, gerenciamento de riscos etc;

Feito esse mapeamento geral, é hora de identificar cada item que vai ser verificado, para que as não conformidades sejam facilmente reconhecidas. Neste contexto, ter processos estruturados é essencial para montar a sua lista de inspeção. Tem que analisa o status de cada etapa, observando cuidadosamente de que maneira cada coisa deve estar para manter a qualidade e a segurança.
Após identificar todos esses elementos, é importante criar um documento que vai ser a base da sua inspeção. Um checklist funciona muito bem para essa atividade, pois você faz a conferência dos itens e confirma cada um deles no seu material.

Tipos de inspeção 

Gerais

As inspeções gerais, normalmente, são feitas pela CIPA. Neste caso, a verificação é feita em todos os setores da empresa, analisando aspectos de segurança do trabalho.

Parciais

São auditorias concentradas em uma área, um equipamento, uma atividade ou um processo da empresa.

Rotina

As verificações de rotina consistem nas inspeções de segurança que devem ser feitas, para garantir o bem-estar dos colaboradores e para evitar acidentes.

Periódicas

As inspeções periódicas estão mais ligadas à manutenção e verificação de equipamentos, ferramentas e instalações. 

Eventuais

São feitas mais esporadicamente, para observações gerais e não possuem uma agenda pré-definida. 

Especiais

As vistorias especiais são realizadas por especialistas técnicos em conjunto com integrantes da CIPA.

Oficiais

São aquelas realizadas por órgãos oficiais.

Questionários em papel

Os checklists no papel nada mais são que a listagem impressa dos itens a serem verificados. Neste caso, geralmente, utiliza-se a prancheta como apoio para facilitar o preenchimento no momento da inspeção.

Em empresas menores, com poucas auditorias ou com baixa frequência, pode funcionar a médio prazo, pois o volume de papel não é alto. Porém, a longo prazo, a necessidade de arquivar os registros ocupa espaço e dificulta a busca por informações específicas.
 
Planilhas

a resolver a questão da digitalização dos dados. Assim, a necessidade do papel fica reduzida. 
Porém, esse recurso pode ter algumas limitações no momento da inspeção. Às vezes, há obstáculos no preenchimento, como editar uma pergunta sem querer, não salvar as respostas automaticamente ou dificultar a adição de anexos.

Checklist digital

O checklist digital foi desenvolvido para um fim: processos de checagem. Isso faz dele um recurso completo para as inspeções, com funcionalidades como:

Tipos de respostas personalizadas;
Anexo de mídias;
Bloqueio de galeria;
Plano de ação;
GPS;
Agendamentos;
Relatórios;
Aplicação offline;
Entre outras.

cada um desses diferenciais auxilia na coleta e no armazenamento dos dados. Além disso, com a geração automática de relatórios, a otimização do tempo também é evidente, melhorando a eficiência operacional e a produtividade do time.