ficha de cautela é mais um importante documento utilizado pela empresa. Este documento objetiva realizar o controle administrativo referente à entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para o funcionário.
ficha de EPI faz parte da rotina dos profissionais da segurança do trabalho. Fornecer os Equipamento de Proteção Individual (EPI) é essencial para garantir a segurança do trabalho nas empresas.
Existem diversos ambientes de trabalho que o uso do EPI é obrigatório. Para proteger o trabalhador durante as tarefas profissionais, é preciso fornecer o equipamento correto. Mas, além disso, é extremamente importante registrar e documentar a entrega do EPI.
Quais são os EPIs na NR 6?
Os Equipamentos de Proteção Individual são itens de segurança para o trabalhador. Definidos pela Norma Regulamentadora de número 6, em seu primeiro parágrafo.
6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora – NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
é preciso que o EPI possua Certificado de Aprovação – CA. Esta certificação garante que o produto tenha sido fabricado corretamente e, portanto, possa oferecer a proteção esperada.
Dessa forma, o equipamento só poderá ser comercializado se possuir Certificado de Aprovação (CA) expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego dentro do prazo de validade.
Por ser de uso obrigatório, o empregador deve fornecer o EPI e se certificar de que o colaborador está utilizando com responsabilidade. Em caso de acidente do trabalho, será preciso comprovar que a empresa fez a sua parte fornecendo o equipamento.
O que é ficha de cautela (EPI):
A ficha de EPI é responsável pelo registro da entrega dos EPIs essenciais para o trabalhador exercer as tarefas profissionais. Documentar o fornecimento dos equipamentos de segurança é importantíssimo para ambos, tanto para o empregado quanto para o empregador.
Os dois garantem o cumprimento da NR 6, que fala sobre os direitos e deveres de cada um, além de estabelecer a obrigatoriedade do fornecimento dos EPIs para as atividades com riscos ambientais que possam causar acidentes de trabalho.
Como fazer a ficha de EPI?
A ficha de EPI é um documento obrigatório e deve ser preenchida pelo trabalhador na hora da entrega do EPI. Compreender como fazer a ficha de EPIs corretamente é fundamental.
O que deve constar na ficha de entrega de EPIs?
•Nome do funcionário
•Nome da empresa
•Função
•Setor
•Data
•Descrição do EPI
•Fabricante
•CA
•Atenuação
•Quantidade
•Assinatura do funcionário
•Data de devolução
A empresa é responsável pelo registro da ficha de EPI para ter o controle da entrega do equipamento de proteção individual.
Quem fiscaliza a entrega do EPI?
responsabilidade de fiscalização para observar se tanto as empresas quanto os colaboradores estão fazendo a sua parte quanto aos EPIs é do órgão regional do MTE, que deverá fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; recolher amostras e aplicar as penalidades cabíveis pelo descumprimento da NR 6.
1- fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI;
2- recolher amostras de EPI;
3- aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.
Quais as responsabilidades do empregado?
Para que a Segurança do Trabalho seja efetiva, todos devem fazer a sua parte.
1-usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
2- responsabilizar-se pela guarda e conservação;
3- comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso;
4- cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
Modelo da ficha de cautela (EPI)